Ponte do IP3 sem indícios de colapso iminente - Estradas de Portugal

13-03-2013 12:44

Lisboa, 27 set (Lusa) - A Estradas de Portugal (EP) garantiu hoje à Lusa que não há indícios de colapso iminente da ponte da Foz do Dão, no IP3, embora esteja em "processo de degradação".

Numa nota enviada à agência Lusa, a EP adianta que está a "acompanhar esta situação em colaboração com o LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil] e a desenvolver todas as diligências necessárias para a sua resolução", salvaguardando a segurança dos utilizadores da ponte que liga os concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua.

Para isso, o "Governo produziu um despacho de dispensa de procedimento de avaliação ambiental [publicado sexta-feira em Diário da República], que permite acelerar este processo, tendo em vista a segurança dos utentes", diz a EP.

No despacho de sexta-feira, lê-se que se verifica "um risco considerável de a ponte existente ruir, atendendo a que o estado de degradação dos pilares é evolutivo, porquanto a degradação identificada no relatório do LNEC é constante e gradual, não sendo possível determinar, em termos precisos, quando deverá a ponte ser encerrada".

No documento é ainda referido que "a inviabilidade de reabilitação dos pilares e fundações constitui um fator adicional de risco elevado de a atual ponte ruir, tornando assim imperiosa e urgente a antecipação da construção da nova ponte e a consequente transferência do tráfego existente na antiga ponte para a nova"

 


Crie o seu site grátis Webnode