Impactos das estradas

Impactos da estrada no meio ambiente

Os impactos ambientais na construção de uma estrada podem ser:

 

- Ecológicos e visuais;

- Interrupção de atividades;

- Emissão de gases poluentes;

- Impactos sonoros;

- Contaminação por óleo de máquinas e resíduos abandonados;

- Corte de áreas de proteção.

 

A construção de estradas apresenta inúmeros impactos sobre o meio ambiente, como desmatamentos, perda da diversidade biológica, a alteração do sistema natural de drenagem e a degradação do solo. Esses efeitos ocorrem devido ao abandono das áreas laterais às estradas, sem o tratamento que deveria ser feito para recuperar as áreas degradadas, e também sem serviços de manutenção das estradas.

É comum ver resíduos abandonados no término da construção de uma estrada como latas, restos de materiais usados na construção, óleo de máquinas e também os resíduos deixados por pessoas no decorrer de estradas: garrafas plásticas, de alumínio, sacos plásticos, entre outros.

 

Impactos positivos

A construção de estradas apresenta impactos positivos, como a água canalizada que pode ser utilizada pela população, a estrada pode ser utilizada como barreira de incêndio, permitindo um melhor controlo da erosão.

Além disso, também facilita o acesso à educação de melhor nível em outras localidades e à rede de saúde hospitalar, desenvolvimento do comércio, agricultura e indústria, aumenta o nível de emprego, entre outros.

 

Impactos negativos

Apesar dos vários impactos positivos, os impactos negativos são considerados os mais preocupantes devido aos grandes problemas que têm causado nos últimos tempos.

Os impactos negativos causados pelas estradas podem ser:

- Efeitos na aparência da paisagem;

- Impactos causados por estradas que interferem em ecossistemas, tais como florestas;

- Erosão e mudança na estrutura do solo;

- Efeito no balanço hídrico;

- Efeitos em locais povoados e cidades;

- Impactos nocivos provenientes da falta de manutenção;

- Remoção de vegetação e danos na fauna.

 

Dentro dos danos causados à fauna, o mais preocupante é o atropelamento e mudanças na vida dos animais, como por exemplo, retirada da vegetação das margens da estrada que inibe a presença da fauna.

As melhores soluções para esses problemas são: a construção de túneis para animais ou para o tráfego em áreas de maior risco; redução da velocidade de circulação com sonorizadores, impedimento temporário (períodos de reprodução) com desvios para rotas alternativas; sinais indicadores de áreas de maior proteção; construções de barreiras nas estradas como grades metálicas; moderação da velocidade; cumprimento dos sinais de advertência; entre outros, podem ser tomadas como meios de evitar danos significativos a fauna na região por onde a estrada passa.

Essas medidas, mesmo representando custos adicionais, são vistas pela Sociedade como uma compensação pelo dano ao meio ambiente, pois minimizam problemas para as obras e algumas delas influenciam diretamente na segurança da estrada.

Apesar de ser de extrema importância para o desenvolvimento da região, as estradas devem ser planeadas e construídas, segundo o conceito de consciência ambiental, garantindo assim que impactos ambientais negativos para o meio ambiente sejam evitados.

 

Publicado por Miguel Pita